top of page

Como tirar o Visto Americano

O visto americano é um documento exigido para qualquer pessoa de outra nacionalidade que deseja entrar em território americano e que não possua nacionalidade de um dos países de Isenção de Visto. O visto é necessário até mesmo para crianças ou para o trânsito em um aeroporto americano. O governo americano é bem rigoroso em seus critérios para a emissão do visto por questões de segurança, então sugerimos bastante atenção aos processos burocráticos.

Seguem abaixo as informações para emissão ou renovação o visto americano: o preenchimento de formulário online, o pagamento de taxa, a emissão do código e o agendamento de entrevista.



Passo a passo para fazer seu visto para os Estados Unidos:

Passo 1 – Preencha o formulário online para solicitação de visto DS-160 https://ceac.state.gov/genniv/

INSTRUÇÕES para o preenchimento do formulário DS-160:

Qualquer erro no DS-160 precisa ser corrigido antes que a página de confirmação seja gerada. Caso contrário, será necessário preencher um novo formulário.

O DS-160 deve ser preenchido em inglês.

Os solicitantes que não preencherem o DS-160 em inglês serão solicitados a editá-lo ou a preencher um novo formulário.

Os solicitantes que selecionarem o sexo de modo incorreto, terão que editar o DS-160 ou preenchê-lo novamente.

Os solicitantes que não conseguirem enviar o formulário não conseguirão gerar um código de barras, e consequentemente não terão a página de confirmação. Não será possível fazer a solicitação sem a apresentação da página de confirmação.

Ao preencher o DS-160 selecione corretamente o Posto Consular onde você planeja fazer a sua entrevista (Brazil-Brasilia, Brazil-Recife, Brazil-Riode Janeiro ou Brazil-São Paulo). Se você agendar a sua entrevista para um Consulado que não seja o mesmo local indicado no DS-160, você terá que preencher um novo formulário. Para se certificar de que selecionou o Posto Consular correto no Formulário, verifique a informação abaixo do código de barras na página de confirmação do DS-160.

Passo 2 – Efetue o pagamento da taxa de solicitação de visto (MRV) de US$ 160,00 para turismas, que poderá ser paga com cartão de crédito pelo site de agendamento de entrevista ou por telefone. O solicitante também poderá optar por pagar por boleto bancário em qualquer banco da rede do boleto, devendo imprimir o boleto do site de atendimento. É necessário guardar o recibo do boleto após efetuado o pagamento para programar seus agendamentos. É necessário que o solicitante saiba exatamente qual tipo de visto solicitar, pois não haverá reembolso.

Passo 3 – Agende sua visita ao CASV e, se necessário, sua entrevista no Consulado/Embaixada. É possível agendar online, por telefone local ou por Skype. http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome

Passo 4: Na data agendada, compareça ao CASV onde serão colhidas as suas impressões digitais e foto. Os solicitantes deverão apresentar:

Seu passaporte válido Seus passaportes anteriores com os vistos válidos ou vencidos A página de confirmação do formulário DS-160.

Por razões de segurança, os solicitantes de vistos não poderão entrar nos CASV com volumes (exceto uma bolsa pequena), elementos cortantes ou inflamáveis ou equipamentos eletrônicos. A entrada com telefones celulares é liberada desde que o aparelho esteja desligado.

Passo 5: Caso seu visto seja aprovado, estará emitido dentro de 10 dias úteis após sua entrevista a menos que um processamento administrativo seja necessário. Recomendamos que os solicitantes não façam nenhuma reserva de viagem antes de receber o passaporte com o visto.

Para saber a respeito da entrega de seu passaporte, por favor acesse http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_announcements. As informações estarão disponíveis 5 dias após a sua entrevista.

Além dos documentos descritos acima, os solicitantes para algumas categorias de visto americano, deverão trazer documentos específicos relacionados a esses vistos, como a seguir:

– Para Solicitantes a visto de estudante e participantes de programas de intercâmbio, devem apresentar também o formulário I-20 (para vistos F ou M) ou DS-2019 (para vistos J) válidos, preenchidos e assinados, assim como o formulário DS-158 (também obtidos na Embaixada/Consulados ou nesta página da internet) e comprovar que possuem capacidade financeira para pagar pelos estudos e hospedagem. Todos os solicitantes dessas categorias precisam apresentar o recibo demonstrando que completaram seu registro no sistema SEVIS (sistema de registro do Departamento de Segurança Nacional). Solicitantes que pretendem estudar em escolas públicas do segundo grau (High Schools) nos EUA com visto F-1 (e formulário I-20) devem apresentar documentação adicional para estudantes nessa categoria. Os intercambistas que vão participar especificamente de programas de estágio ou treinamento que foram aprovados a partir do dia 19 de julho de 2007, deverão trazer o “Training/Internship Placement Plan” (formulário DS-7002, T/IPP) preenchido.

– Solicitantes a visto de trabalho devem trazer a petição de visto de trabalho aprovada pelo Departamento de Segurança Nacional (DHS, antigo Serviço de Imigração e Naturalização INS), além dos documentos que levaram à aprovação da petição de trabalho. Os que estiverem renovando seus vistos devem apresentar também evidência da continuidade do trabalho com a empresa. Se estiverem mudando de empregador devem apresentar a oferta de trabalho recente.

– Empregados domésticos/babás que esteja solicitando um visto para acompanhar seus empregadores, deverão apresentar um contrato de trabalho com uma via em inglês e outra em português (uma via de cada), assinados pelo empregador e o empregado.

Documentos Adicionais

De acordo com a Lei de Imigração e Naturalização dos EUA, todos os solicitantes devem mostrar que possuem fortes vínculos com seu país de residência e que pretendem deixar os Estados Unidos após uma visita temporária. Embora não exista nenhuma lista de documentos específicos a serem apresentados para demonstrar vínculos fortes fora dos EUA, muitos solicitantes gostariam de trazer documentos adicionais para demonstrar tais vínculos. Tais documentos podem incluir os seguintes:

– Carteira de trabalho, declaração de imposto de renda da pessoa física, contracheques, certidão de casamento/nascimento, extratos bancários, documento de carro, documento de bens, declaração da escola, declaração do empregador, e, no caso de empresários ou sócios, imposto de renda da pessoa jurídica, certidão recente do CNPJ, etc;

– Passaportes vencidos assim como passaportes atuais e vencidos de outras pessoas que irão viajar com você, especialmente se forem membros da família. Passaportes atuais e vencidos para membros da familia ainda que não estejam viajando com você podem ajudar, também. Se você for renovar seu passaporte e acredita que o passaporte antigo poderá ser retido pela Policia Federal é aconselhável que tire uma cópia completa do passaporte antigo antes de solicitar o novo, e que traga a cópia à entrevista;

– Qualquer visto americano anterior contido no seu passaporte atual ou vencido, ou uma cópia do mesmo, especialmente se você estiver renovando o visto por outro do mesmo tipo que ainda esteja válido ou que tenha expirado há menos de 12 meses;

– Se uma terceira pessoa irá custear a sua viagem seria importante trazer documentos que comprovem os vínculos que esta pessoa ou organização têm fora dos EUA, tanto como os documentos que comprovem os vínculos do solicitante ao país de residência. Os mesmos tipos de documentos recomendados acima para solicitantes podem ser trazidos para os patrocinadores da viagem. No caso do patrocinador ser baseado nos EUA (por exemplo, uma organização com sede nos EUA, um cidadão americano, ou um residente permanente legal nos EUA), poderá ser mais difícil a comprovação de vínculos fora dos Estados Unidos.

EMBAIXADA DOS EUA

Embaixada dos EUA Brasília SES - Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03 70403-900 - Brasília, DF Fone: (55-61) 3312-7000 Fax: (55-61) 3225-9136


CONSULADOS DOS EUA








10000169 Logo whatsapp_edited_edited_edited.png
bottom of page