Diferenças culturais entre Brasil e California

São muitas, mas vale lembrar que somos todos seres humanos em busca de nossos potes de ouro. Então o povo americano busca felicidade e prosperidade como os brasileiros, mas de uma forma um pouco diferente em função de sua historia. Mas vamos citar algumas que certamente vão lhes auxiliar a interagir de forma mais harmônica na sua viagem para a California.

A cultura americana é um pouco mais séria e fria aos nossos olhos, mas isso não tem a ver com a disposição do povo americano em nos receber de braços abertos. Apenas é uma característica da maior parte das pessoas, mas tenham a certeza de que sempre terão boa vontade quando precisarmos da ajuda deles. É um país construído por imigrantes e que vive de turismo, especialmente em alguns estados como a Califórnia. Então estão todos muito acostumados a lidar com visitantes e também com pessoas que não falam o inglês. Basta pedir com educação e sempre serão gentilmente auxiliados, por civis e oficiais a serviço da população.


Ahh os oficiais, as temidas autoridades americanas, temos realmente essa percepção porque a legislação é muito menos complexa que a nossa, mas claramente mais respeitada. Existe uma consciência enorme sobre a ordem e o bem comum entre as pessoas e por isso não são necessárias tantas leis como no Brasil. E todos seguem a risca as regras e leis, então seja assim também enquanto visitando o pais. Procure saber das legislações e regras de convivência social. Como por exemplo no transito, não cometa infrações, dê sempre a passagem aos pedestres, enquanto pedestre atravesse as ruas e avenidas sempre nas faixas de segurança. Não jogue lixo no chão, não se aproprie do que não lhe pertence e esteja aberto a auxiliar quem precisar. Pois se existe algo que funciona nos Estados Unidos é a aplicação das punições previstas em lei para os que as infringem. Sobre este tema também podemos abordar um pouco do contato com os agentes de imigração. Se apresente sempre com suas documentações em mãos, seja educado e responda com clareza e sinceridade a tudo que lhe for questionado.


Outra grande diferença são as construções, muito diferente das nossas de tijolos e concreto. Na Califórnia não é assim pois existem falhas geológicas e grandes incidências de terremotos. Histórias fortes e muito tristes estão registradas na memória do povo Californiano. Neste aspecto também podemos trazer a questão da segurança, as casas não tem grades e nem mecanismos de segurança, câmeras estão por todo lado, mas não vemos fortalezas para proteger moradores e nem trabalhadores em lojas e estabelecimentos comerciais. Sim os índices de criminalidade não tem comparação com as estatísticas brasileiras, então não se faz necessário. Se por algum motivo entrares em uma agencia bancaria ficarás surpreso, não existem detectores de metais, portas-giratórias e nem seguranças se fazendo presentes para intimidar mal intencionados. Nos supermercados existem os caixas aonde você mesmo pode pagar por suas compras sem a necessidade de passar em um caixa com alguém para te atender, e também ninguém confere seu nível de honestidade. Você passa os itens escolhidos, os coloca na sacola e paga ali mesmo na máquina. Isso também existe em algumas lojas de departamento como Target, muito frequentada por residentes e também turistas.

Outra grande diferença é o habito de dar gorjetas em estabelecimentos comerciais, sim os americanos não só amam como estão acostumados. Cultura que surgiu derivada das leis trabalhistas mais flexíveis e de taxas e impostos nunca estarem embutidas nos preços. Então no seu planejamento de viagem para a Califórnia, contemple um determinado valor para bonificar as pessoas que lhe atenderem durante sua estada na Califórnia. De 10% a 20% é o que normalmente se pratica, mas qualquer valor que desejes dar será sempre muito bem-vindo.


Uma curiosidade e que também é muito diferente dos brasileiros, a vida na America começa cedo do dia e termina cedo também. Nós brasileiros já costumamos ter hábitos não tão vespertinos. Então se prepare que na sua viagem você poderá acordar mais cedo e terminar seu dia com um jantar as 18 horas. Muitos bares e pubs fecham entre dez horas e meia noite. E acreditem, isso é muito saudável e da uma sensação de o que dia foi mais longo!


O consumo de bebidas alcoólicas também é outra grande diferença cultural e que requer nossa atenção e respeito. A legislação não nos permite o consumo de álcool nas vias públicas, parques e praias. Caso deseje transportar em seu veiculo, é no bagageiro e devidamente fechadas. Infringir essa lei acarreta sérios problemas. Não precisamos falar nada sobre dirigir sob efeito alcoólico né?! Consequências gravíssimas e irreversíveis.


Se questione sobre as diferenças culturais que você identificar e traga com você, no retorno ao nosso amado Brasil, bons exemplos a serem praticados em nossa nação também!

10000169 Logo whatsapp_edited_edited_edited.png